Aula 2: Saber e sabedoria
• Compreender a distinção entre saber e sabedoria, estabelecendo as relações e
inter-relações entre essas duas noções.
• Identificar os diferentes saberes que os alunos trazem, valorizando-os como
conhecimentos importantes no processo ensino-aprendizagem.
• Refletir, no cotidiano da prática docente, sobre a importância do saber e da
sabedoria como elementos necessários ao processo ensino-aprendizagem.
saber científico, um tipo de saber que trata predominantemente das coisas
objetivas, trabalhadas de forma sistematizada, utilizando procedimentos e
métodos.
Preocupados com saberes, acabamos por perder de vista a Sabedoria, que também
costuma ser denominada “sapiência”.
Uma educação que valoriza os saberes e a sabedoria permitirá ao aluno sentir-se
como sujeito importante do processo, na medida em que tanto a cultura
científica – os saberes – como a cultura das humanidades – a sabedoria – podem
ser mobilizadas.
Dada a sua complexidade, a questão dos saberes tem sido objeto inclusive de
classificações. Scheler, por exemplo, fala de: “saber técnico”, aquele que é
motivado pela necessidade; “saber culto”, suscitado pela curiosidade; e “saber
de salvação”, um tipo de saber que tem vinculação com a motivação religiosa.
Desde a Grécia Antiga havia uma preocupação em distinguir saber de sabedoria.
Esta última já era considerada uma espécie de inteligência prática, uma arte
capaz de permitir o discernimento e a habilidade necessários para agir e
resolver problemas, uma forma de pensamento ou de ação vinculada à capacidade
de julgar. Nesse sentido, sabedoria vincula-se menos a uma capacidade de saber
das coisas do mundo, e de buscar uma “verdade” científica, do que se relaciona
com a capacidade de agir com prudência, moderação, utilizando a experiência e a
maturidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário