quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sociologia Aula 2 - Saber e Sabedoria

Aula 2: Saber e sabedoria
• Compreender a distinção entre saber e sabedoria, estabelecendo as relações e inter-relações entre essas duas noções.
• Identificar os diferentes saberes que os alunos trazem, valorizando-os como conhecimentos importantes no processo ensino-aprendizagem.
• Refletir, no cotidiano da prática docente, sobre a importância do saber e da sabedoria como elementos necessários ao processo ensino-aprendizagem.
saber científico, um tipo de saber que trata predomi­nantemente das coisas objetivas, trabalhadas de forma sistematizada, utilizando procedimentos e métodos.
Preocupados com saberes, acabamos por perder de vista a Sabe­doria, que também costuma ser denominada “sapiência”.
Uma educação que valoriza os saberes e a sabedoria permitirá ao aluno sentir-se como sujeito importante do processo, na medida em que tanto a cultura científica – os saberes – como a cultura das humanidades – a sabedoria – podem ser mobilizadas.
Dada a sua complexidade, a questão dos saberes tem sido objeto inclusive de classificações. Scheler, por exemplo, fala de: “saber técnico”, aquele que é motivado pela necessidade; “saber culto”, suscitado pela curiosidade; e “saber de salvação”, um tipo de saber que tem vinculação com a motivação religiosa.
Desde a Grécia Antiga havia uma preocupação em distinguir saber de sabedoria. Esta última já era considerada uma espécie de inteligência prática, uma arte capaz de permitir o discernimento e a habilidade neces­sários para agir e resolver problemas, uma forma de pensamento ou de ação vinculada à capacidade de julgar. Nesse sentido, sabedoria vincula-se menos a uma capacidade de saber das coisas do mundo, e de buscar uma “verdade” científica, do que se relaciona com a capacidade de agir com prudência, moderação, utilizando a experiência e a maturidade.

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