sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para a AP1 de Alfabetização

Contribuição da nossa amiga Beth Lelis



AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – ALFABETIZAÇÃO 1
 Questão 1 ( 2,5 pontos)
Sabemos que a utilização das cartilhas tradicionais, como livro didático para a alfabetização ainda faz parte do cotidiano de algumas escolas.
Faça um breve texto argumentativo, em torno de 10 linhas, defendendo a posição da NÃO utilização das referidas cartilhas.
Para a produção do seu texto, considere os aspetos que se seguem.

·         Maior facilidade para o professor em seguir métodos e receitas prontas.
·         Inadequação das situações apresentadas nas cartilhas, normalmente descontextualizadas e distantes da realidade vivida pelas crianças.
·         Compreensão do conceito de alfabetização como apropriação dos diferentes sistemas de leitura e escrita, verbais e não verbais.
·         Aluno não é o centro do processo.













Questão 2 ( 2,5 pontos )

As frases abaixo se remetem aos conceitos de Alfabetização  e de Letramento.
Marque V ou F para as alternativas que se seguem:

(  ) Alfabetização e letramento são processos distintos e separáveis.
(  ) As crianças começam a “letrar-se” desde cedo, uma vez que vivem cercadas de material impresso e participam de situações reais do uso social da leitura e da escrita.
(  ) A Alfabetização transforma a condição do sujeito dentro de uma sociedade grafocêntrica.
(  ) Ser alfabetizado, é mais do que ter assimilado um determinado saber. É ter desenvolvido um rol de competências para inserir-se no mundo letrado.
(  ) Todo indivíduo alfabetizado é um indivíduo letrado.


Questão 3 ( 2,5 pontos )

A partir da perspectiva apresentada em nosso módulo, sobre os cinco níveis de desenvolvimento do pensamento da criança na construção da escrita, estabeleça uma relação entre os níveis destacados com as orientações didático-metodológicas.

( 1 ) Nível pré-silábico

( 2 ) Nível intermediário I

( 3 ) Nível silábico

( 4 ) Nível intermediário II

( 5 ) Nível alfabético


(  ) O professor poderá propor atividades que ajudem a ajustar a quantidade e qualidade de letras para escrever alfabeticamente, já que grafa uma letra para cada pedacinho de palavra.

(  ) Apesar de dominar o sistema alfabético, o aluno ainda precisa compreender as normas ortográficas. O professor pode investir em uma série de atividades que ajudem a segmentar as palavras adequadamente, bem como refinar sua escrita com atividades que gerem reflexão sobre o código escrito.

(  ) O aluno reconhece o papel das letras na escrita, tem a idéia de que essas servem para escrever, mas não sabem bem como isso acontece.

(  ) O valor sonoro ganha relevância, e a criança passa a acrescentar outras letras às palavras, principalmente ao iniciá-las.

(  ) Para ajudar o aluno que completa a escrita das palavras com letras aleatórias, o professor poderá estar acompanhando-o em seu processo de escrita e oferecendo pistas necessárias para que ele supere essa fase de transição.

(  ) O professor pode promover atividades para que o aluno possa distinguir desenho de letra.

(  ) A criança se nega a escrever, pois descobre que desenho  não é escrita. O professor deve compreender que esse é um período de conflito que logo será superado.

Questão 4 ( 1,5 pontos )

Os estudos de Emília Ferreiro apresentam uma importante contribuição para a prática do professor das séries iniciais.
A partir da perspectiva apresentada sobre estudos de Emília Ferreiro, assinale com um X a alternativa que apresenta uma AFIRMAÇÃO INCORRETA sobre a concepção construtivista.

(  ) A concepção construtivista coloca no foco principal de sua teoria a construção do processo de leitura e escrita, pelo ponto de vista do pensamento da criança, e as etapas pelas quais ela passa para apropriar-se deste sistema de representação. O construtivismo não é, nem nunca pretendeu ser, um método para ser aplicado em sala de aula. Trata-se de um estudo sobre o percurso do pensamento da criança, na evolução da escrita.

(  ) A principal contribuição do construtivismo para a prática do professor é a possibilidade de criar alternativas de intervenção, procedimentos didáticos que permitam à criança avançar em seu processo de construção do pensamento. A ação pedagógica passa a ser na direção do oferecimento de atividades que permitam o desequilíbrio da etapa em que a criança se encontra para a etapa posterior.

(  ) O construtivismo nos permite compreender as etapas pelas quais as crianças passam na aprendizagem da escrita, possibilitando, assim, a criação de novos métodos que nos permitam oferecer à criança exercícios que desenvolvam habilidades perceptivas e motoras. Pela concepção construtivista, cada criança tem seu  momento de aprender e isso se dará independentemente da ação pedagógica. Portanto trabalhar com o construtivismo é deixar que a criança construa por si mesma, sem a necessidade de nenhuma sistematização do processo de aprendizagem, por parte do professor.


Questão 5 ( 1 ponto )

A partir de sua resposta na questão 4, reescreva a afirmativa incorreta tornando-a correta.