quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AP1 - Português Instrumental (Pontos a observar)

Para a AP1 temos que dominar o conteúdo das aulas 1,5,6,7,9,11 e 14 e os textos complementares 1,2,3,4 e 5.

  • Observar as diferenças entre (é) verbo de ligação e (e) conjunção aditiva.  Elemento de oesão.
  • Quando o ponto final é substituído pelo e as orações não têm uma relação de dependência.
  • Substituir um elemento de coesão por outro de mesmo sentido.
  • Se o ponto for linear, a idéia continua a mesma.  Se houver um ponto parágrafo, é porque a idéia se modificou.
  • Se o parágrafo for muito longo a idéia pode se perder.
  • Devemos escrever o texto,  voltar a ele e reescrevê-lo.  Planejar o texto.  O mais importante é a pontuação, que determina a coesão das idéias.  Coerência textual.  O aspecto ortográfico é o menos importante.
 
  • O uso da vírgula:
#Não devemos empregar a vírgula:
1) Entre sujeito e predicado, mesmo que o sujeito seja longo ou longe do verbo que inicia o predicado.
2) Entre verbo e seu objeto (complemento)

#Podemos usar a vírgula:
1)Para separar vocativo, ou quando vocativo está no meio da oração
Exemplos:
Pare, pivete!
Professora, posso sair?
Posso sair, professora?
Posso, professora, sair?

2) Quando houver aposto:
Exemplo:
Pelé, rei do futebol.
Meu avô, que tem 100 anos, viajou ontem.

3) Separar elementos de uma enumeração;

4) Separar elementos repetidos na oração:
Exemplo:
A profesora explicou tudo, tudo.
Já disse que não, não e não.

5) Adjunto adverbial antecipado:
Exemplo:
Diante das lojas ainda fechadas da loja, formou-sse uma grande fila.
Formou-se uma grande fila diante das portas fechadas da loja.  (Sem vírgulas, ordem normal)

6) Separar oração subordinada adverbial:
Exemplo:
Marcelo não teria vindo, se não quisesse.

7) Separar os elementos de valor explicativo:
Exemplo:
Este trabalho, de fato está atrasado.

8) Separar um grupo de palavras suprimidas
Exemplo:
Na mesa, um prato de sopa.
(Na mesa estava um prato de sopa)

9) Separar orações coordenadas sindéticas aditivas (e)
- Quando a conjunção vem repetida várias vezes (Repetição da conjunção e)
Trabalha, e teima, e lima, e sua.

- Quando os sujeitos forem diferentes.
O menino não se mexeu, e Paulo desejou matá-lo (Orações diferentes, independentes, apenas coordenadas)

- Quando se deseja realçar, enfatizar a oração:
Deitara-se cedo, e sonhou.

- Conjunções adversativas que virão entre vírgulas: contudo, entretanto, porém, todavia...

Para a substituição das conjunções por outras de mesmo sentido segue abaixo a tabela que encontra-se no volume 2 do módulo (pag 59)


Indicadores de oposição, contraste
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, contra, apesar de, não obstante, ao contrário, etc;
Indicadores de causa e consequência
Porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, em razão de, em decorrência de, por causa de, etc
Indicadores de finalidade
A fim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com o objetivo de, etc.
Indicadores de esclarecimento
Vale dizer, ou seja, quer dizer, isto é, etc
Indicadores de proporção
À medida que, à proporção que, ao passo que, tanto quanto, tanto mais, a menos que, etc;
Indicadores de tempo
Em pouco tempo, em muito tempo, assim que, antes que, depois que, quando, sempre que, etc.
Indicadores de condição
Se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que, etc.
Indicadores de conclusão
Portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, em vista disso, etc.





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