- Observar as diferenças entre (é) verbo de ligação e (e) conjunção aditiva. Elemento de oesão.
- Quando o ponto final é substituído pelo e as orações não têm uma relação de dependência.
- Substituir um elemento de coesão por outro de mesmo sentido.
- Se o ponto for linear, a idéia continua a mesma. Se houver um ponto parágrafo, é porque a idéia se modificou.
- Se o parágrafo for muito longo a idéia pode se perder.
- Devemos escrever o texto, voltar a ele e reescrevê-lo. Planejar o texto. O mais importante é a pontuação, que determina a coesão das idéias. Coerência textual. O aspecto ortográfico é o menos importante.
- O uso da vírgula:
1) Entre sujeito e predicado, mesmo que o sujeito seja longo ou longe do verbo que inicia o predicado.
2) Entre verbo e seu objeto (complemento)
#Podemos usar a vírgula:
1)Para separar vocativo, ou quando vocativo está no meio da oração
Exemplos:
Pare, pivete!
Professora, posso sair?
Posso sair, professora?
Posso, professora, sair?
2) Quando houver aposto:
Exemplo:
Pelé, rei do futebol.
Meu avô, que tem 100 anos, viajou ontem.
3) Separar elementos de uma enumeração;
4) Separar elementos repetidos na oração:
Exemplo:
A profesora explicou tudo, tudo.
Já disse que não, não e não.
5) Adjunto adverbial antecipado:
Exemplo:
Diante das lojas ainda fechadas da loja, formou-sse uma grande fila.
Formou-se uma grande fila diante das portas fechadas da loja. (Sem vírgulas, ordem normal)
6) Separar oração subordinada adverbial:
Exemplo:
Marcelo não teria vindo, se não quisesse.
7) Separar os elementos de valor explicativo:
Exemplo:
Este trabalho, de fato está atrasado.
8) Separar um grupo de palavras suprimidas
Exemplo:
Na mesa, um prato de sopa.
(Na mesa estava um prato de sopa)
9) Separar orações coordenadas sindéticas aditivas (e)
- Quando a conjunção vem repetida várias vezes (Repetição da conjunção e)
Trabalha, e teima, e lima, e sua.
- Quando os sujeitos forem diferentes.
O menino não se mexeu, e Paulo desejou matá-lo (Orações diferentes, independentes, apenas coordenadas)
- Quando se deseja realçar, enfatizar a oração:
Deitara-se cedo, e sonhou.
- Conjunções adversativas que virão entre vírgulas: contudo, entretanto, porém, todavia...
Para a substituição das conjunções por outras de mesmo sentido segue abaixo a tabela que encontra-se no volume 2 do módulo (pag 59)
Indicadores de oposição, contraste
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Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, contra,
apesar de, não obstante, ao contrário, etc;
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Indicadores de causa e consequência
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Porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo
de, graças a, em razão de, em decorrência de, por causa de, etc
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Indicadores de finalidade
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A fim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com
o objetivo de, etc.
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Indicadores de esclarecimento
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Vale dizer, ou seja, quer dizer, isto é, etc
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Indicadores de proporção
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À medida que, à proporção que, ao passo que, tanto quanto, tanto
mais, a menos que, etc;
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Indicadores de tempo
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Em pouco tempo, em muito tempo, assim que, antes que, depois que,
quando, sempre que, etc.
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Indicadores de condição
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Se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que, etc.
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Indicadores de conclusão
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Portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, pois, de modo que,
em vista disso, etc.
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