quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Atividade para AP1 de Psicologia

AP1 - Português Instrumental (Pontos a observar)

Para a AP1 temos que dominar o conteúdo das aulas 1,5,6,7,9,11 e 14 e os textos complementares 1,2,3,4 e 5.

  • Observar as diferenças entre (é) verbo de ligação e (e) conjunção aditiva.  Elemento de oesão.
  • Quando o ponto final é substituído pelo e as orações não têm uma relação de dependência.
  • Substituir um elemento de coesão por outro de mesmo sentido.
  • Se o ponto for linear, a idéia continua a mesma.  Se houver um ponto parágrafo, é porque a idéia se modificou.
  • Se o parágrafo for muito longo a idéia pode se perder.
  • Devemos escrever o texto,  voltar a ele e reescrevê-lo.  Planejar o texto.  O mais importante é a pontuação, que determina a coesão das idéias.  Coerência textual.  O aspecto ortográfico é o menos importante.
 
  • O uso da vírgula:
#Não devemos empregar a vírgula:
1) Entre sujeito e predicado, mesmo que o sujeito seja longo ou longe do verbo que inicia o predicado.
2) Entre verbo e seu objeto (complemento)

#Podemos usar a vírgula:
1)Para separar vocativo, ou quando vocativo está no meio da oração
Exemplos:
Pare, pivete!
Professora, posso sair?
Posso sair, professora?
Posso, professora, sair?

2) Quando houver aposto:
Exemplo:
Pelé, rei do futebol.
Meu avô, que tem 100 anos, viajou ontem.

3) Separar elementos de uma enumeração;

4) Separar elementos repetidos na oração:
Exemplo:
A profesora explicou tudo, tudo.
Já disse que não, não e não.

5) Adjunto adverbial antecipado:
Exemplo:
Diante das lojas ainda fechadas da loja, formou-sse uma grande fila.
Formou-se uma grande fila diante das portas fechadas da loja.  (Sem vírgulas, ordem normal)

6) Separar oração subordinada adverbial:
Exemplo:
Marcelo não teria vindo, se não quisesse.

7) Separar os elementos de valor explicativo:
Exemplo:
Este trabalho, de fato está atrasado.

8) Separar um grupo de palavras suprimidas
Exemplo:
Na mesa, um prato de sopa.
(Na mesa estava um prato de sopa)

9) Separar orações coordenadas sindéticas aditivas (e)
- Quando a conjunção vem repetida várias vezes (Repetição da conjunção e)
Trabalha, e teima, e lima, e sua.

- Quando os sujeitos forem diferentes.
O menino não se mexeu, e Paulo desejou matá-lo (Orações diferentes, independentes, apenas coordenadas)

- Quando se deseja realçar, enfatizar a oração:
Deitara-se cedo, e sonhou.

- Conjunções adversativas que virão entre vírgulas: contudo, entretanto, porém, todavia...

Para a substituição das conjunções por outras de mesmo sentido segue abaixo a tabela que encontra-se no volume 2 do módulo (pag 59)


Indicadores de oposição, contraste
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, contra, apesar de, não obstante, ao contrário, etc;
Indicadores de causa e consequência
Porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, em razão de, em decorrência de, por causa de, etc
Indicadores de finalidade
A fim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com o objetivo de, etc.
Indicadores de esclarecimento
Vale dizer, ou seja, quer dizer, isto é, etc
Indicadores de proporção
À medida que, à proporção que, ao passo que, tanto quanto, tanto mais, a menos que, etc;
Indicadores de tempo
Em pouco tempo, em muito tempo, assim que, antes que, depois que, quando, sempre que, etc.
Indicadores de condição
Se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que, etc.
Indicadores de conclusão
Portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, em vista disso, etc.





Vídeo de Sociologia (Culturas e Etnocentrismo)


Pessoal!!
Quem quiser enviar conteúdo no blog e não tiver recebido um email convidando para ser autor do mesmo, favor me enviar um email pois só adicionei os emails que conheço...

Coloquei uma funcionalidade de ouvir o texto...ao final de cada artigo há um link ((•)) Clique para ouvir este texto
onde o audio pode até ser baixado e salvo no celular ou mp3 para ouvirmos (Até absorver o conteúdo por osmose!!! HEHEHE). Pode ser bem interessante apesar de não ser uma voz tãaaaaaaao amigável.

Vamos socializar os conhecimentos pessoal!!!

Sociologia Aula 2 - Saber e Sabedoria

Aula 2: Saber e sabedoria
• Compreender a distinção entre saber e sabedoria, estabelecendo as relações e inter-relações entre essas duas noções.
• Identificar os diferentes saberes que os alunos trazem, valorizando-os como conhecimentos importantes no processo ensino-aprendizagem.
• Refletir, no cotidiano da prática docente, sobre a importância do saber e da sabedoria como elementos necessários ao processo ensino-aprendizagem.
saber científico, um tipo de saber que trata predomi­nantemente das coisas objetivas, trabalhadas de forma sistematizada, utilizando procedimentos e métodos.
Preocupados com saberes, acabamos por perder de vista a Sabe­doria, que também costuma ser denominada “sapiência”.
Uma educação que valoriza os saberes e a sabedoria permitirá ao aluno sentir-se como sujeito importante do processo, na medida em que tanto a cultura científica – os saberes – como a cultura das humanidades – a sabedoria – podem ser mobilizadas.
Dada a sua complexidade, a questão dos saberes tem sido objeto inclusive de classificações. Scheler, por exemplo, fala de: “saber técnico”, aquele que é motivado pela necessidade; “saber culto”, suscitado pela curiosidade; e “saber de salvação”, um tipo de saber que tem vinculação com a motivação religiosa.
Desde a Grécia Antiga havia uma preocupação em distinguir saber de sabedoria. Esta última já era considerada uma espécie de inteligência prática, uma arte capaz de permitir o discernimento e a habilidade neces­sários para agir e resolver problemas, uma forma de pensamento ou de ação vinculada à capacidade de julgar. Nesse sentido, sabedoria vincula-se menos a uma capacidade de saber das coisas do mundo, e de buscar uma “verdade” científica, do que se relaciona com a capacidade de agir com prudência, moderação, utilizando a experiência e a maturidade.

Exercício especial antigo para estudar para a prova de informática com gabarito.



Pedagogia - Informática Instrumental - Exercício Programado II (gabarito)

1. Qual a extensão de sua apresentação de slides?
R: .ODP

2. Elaborei uma Apresentação no Impress para o trabalho de Filosofia. Preciso estar atento as seguintes dicas, marque as corretas.
(E) Uma boa apresentação é aquela que fala por si só por isso devemos usar um grande numero de slides e de recursos como: imagens divertidas, fontes grande e coloridas, texto bem explicativo, filmes, gráficos etc.
(C) Durante sua apresentação não leia sua apresentação isso é redundante e transforma sua apresentação num absoluto tédio.
(C) Uma apresentação bem planejada exibe um novo slide, proporciona ao público a oportunidade de ler e digerir o material e, em seguida, permite a apresentação de comentários que aprofundam a imagem na tela. Nunca fale junto com o slide.
(E) Limite a apresentação ao que o software oferece. Não use imagens e
elementos gráficos externos, inclusive vídeo, para variar e atrair visualmente.

3. Para inserir uma imagem em uma apresentação que você está preparando no OpenOffice Impress, é verdadeira seguinte seqüência de ações:
(X) Clicar em Inserir>Figura>Do Arquivo
( ) Clicar em Inserir>Objeto>Do Arquivo
( ) Clicar em Formatar>Estilos
( ) Clicar em Inserir>Arquivo
( ) Clicar em Inserir>Figura

4. Para inserir um efeito de transição em uma apresentação slides que você está preparando no OpenOffice Impress, é verdadeira a seguinte seqüência de ações:
(X) Clicar em Apresentação de Slides>Transição de Slides
( ) Clicar em Ferramentas>Configurar Apresentação
( ) Clicar em Apresentação de Slides>Animação
( ) Clicar em Inserir>Transição de Slides
( ) Clicar em Inserir>Apresentação de Slides Personalizada

5. Como devo proceder no editor de apresentação do OpenOffice Impress para:

Para inserir um link CLICAR EM INSERIR>HIPERLINK

E um gráfico CLICAR EM INSERIR>GRÁFICO

E os dados do gráfico CLICAR EM EXIBIR>TABELA DE DADOS DO GRÁFICO

Criando um PDF CLICAR EM ARQUIVO>EXPORTAR COMO PDF

Salvando com HTML CLICAR EM ARQUIVO>EXPORTAR>TIPO DE ARQUIVO DOCUMENTO HTML

6. Quanto ao editor de apresentação do OpenOffice Impress estão corretas as informações:
(E) O Impress não possui um Assistente de Apresentação.
(E) No assistente de apresentação as opções a escolher são: Abrir uma apresentação existente e Apresentação vazia.
(C) Para inserir um novo slide na apresentação, clique no Menu Inserir / Slide.
(C) Para inserir um fundo (ou segundo plano) no slide existem diversas maneiras. Uma dela é Menu Formatar / Página / Configuração de página com duas abas: Página e Plano de Fundo.
(E) Para formatar a fonte do texto clique em Menu Fonte / Caratere.
(E) Para alterar as letras do texto de um slide para todas maiúsculas ou todas minúsculas, selecione o texto que será alterado. No menu, clique em Formatar,/ Maiúscula.

7. Dê três exemplos do que é possível adicionar a um documento em edição no OpenOffice por meio do Menu Inserir.
R.: CABEÇALHO, RODAPÉ, CAMPOS (DATA, HORA, Nº DE PÁGINA,ETC)

8. O que são Hoax?
R: SÃO ALARME FALSO OU BOATO, GERALMENTE UMA MENSAGEM SOBRE UMA AMEAÇA QUE, NA VERDADE, NÃO EXISTE. NÃO SÃO CONSIDERADOS VÍRUS.

9. Cite dois sites relacionados à pesquisa acadêmica, artigos, teses entre outro:
R: SITES DA USP E UNICAMP

10. Cite três serviços disponíveis na internet:
R: DICIONÁRIO; AGENDA E TRADUTOR.

11. Como proceder para limpar os rastros dos sites visitados no Mozila FireFox?
R: CLICAR EM FERRAMENTA>DADOS PESSOAIS>HISTÓRICO.

12. Como salvar uma página na internet?
R: CLICAR EM ARQUIVO>SALVAR COMO(ESCOLHE ONDE SALVAR E TIPO DE ARQUIVO).

13. Gostaria de ter mais informação sobre Hoax de computador além do que encontrei no Módulo, uma opção é procurar um livro na livraria ou biblioteca, outra opção é buscar essa informação na Internet. Descreva como você iria obter informação sobre vírus de computador na Internet.
R: ENTRO NO SITE DE BUSCA>DIGITO “VIRUS”>CLICO EM PESQUISAR> INICIO A PESQUISA PROCURANDO UM LINK QUE ATENTA A MINHA NECESSIDADE.

14. Utilizando a tabela abaixo, obtenha o resultado a partir da planilha de cálculos.

=SOMA(A1:A6) = SOMATÓRIO DE (10+5+6+10+3+0) = 34

=MÉDIA(B1:B6) = FUNÇÃO DE MÉDIA (9+4+7+4+7+8)/6 = 6,5

=MULT(A1;C1) = FUNÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO (10*6) = 60

=B1*D5 = MULTIPLICAR 9*10 = 90

=E5/F6 = DIVIDIR 10/2 = 5

15. Das fórmulas abaixo, quais delas fornece a média aritmética dos números situados na coluna B, entre as linhas 5 e 20, de uma planilha no OpenCalc.
( ) =MÉDIA(B5:B20/20)
( ) =SOMA(B5:B20)/2
(X) =MÉDIA(B5:B20)
( ) =MULT(B5:B20)
( ) =(B5+B20)MÉDIA/20

16. Cada folha da planilha é uma grade formada por linhas e colunas que ao se encontrarem definem células. Por exemplo, a linha 2 e a coluna B ao se cruzarem definem a célula B2. Células são unidades de inserção de dados, nelas podemos inserir: textos, números, fórmulas e funções. Escreva a fórmula adequada a cada uma das operações como se você estivesse digitando na linha de entrada de fórmulas do OpenOffice.

Some o valor célula C1 com o valor da célula C4. R: =C1+C4

Faça o somatório do valor das células de B1 até B20. R: =SOMA(B1:B20)

Calcule a média aritmética do valor das células D1 e D2. R: =MÉDIA(D1+D2)

Multiplique o valor da célula K3 por 2. R: k3*2

Subtraia o valor da célula M4 do valor da célula P2. R: =M4-P2

Some 10 ao valor da célula L3. R: =L3+10

Vinte por cento do valor da célula V4. R: =PERCENTIL(V4;20%)

17. O que é E-learning?
R: TODA FORMA DE ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS QUE UTILIZAM A INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE FORMANDOS/ALUNOS E O FORMADOR/PROFESSOR.

18. O que é podcasting? Como funciona?
R. SÃO PROGRAMAS QUE ORGANIZAM INFORMAÇÕES VISTAS PELO USUÁRIO SENDO POSSÍVEL PRODUZIR MIXAGEM, PROGRAMA DE RÁDIO. UTILIZA MICROFONE, COMPUTADOR E UM PROGRAMA QUE GRAVE ÁUDIO.

19. Marque V (verdadeira) e F (Falsa) nas afirmativas abaixo:
(F) RSS significa: Really Simple Syndication - Serve como índice de alterações que ocorram em determinado site, este sistema também é conhecido como Feed.
(F) Quando um visitante acessa seu Podcast, não tem a opção de copiar um link que, adicionado a um agregador, avisa automaticamente ao visitante que você atualizou o seu Podcast, com a opção de baixar o conteúdo para o computador do visitante.
(V) Wiki - Significa "rápido" na língua havaiana. É um hipertexto que pode ser editado on line por qualquer pessoa. Entretanto, as páginas Wiki possuem um link "Edit this page", no qual podemos modificar escrever, deixar recados, opinar etc. A maioria dos softwares servidores Wiki é gratuito e existe para os principais sistemas operacionais.
(F) O WebNote é uma ferramenta paga para edição de texto direto pela internet. Funciona como um mural de recados que podem ser postados/editados por qualquer pessoa, desde que tenha login e senha.
(V) Autoridade Certificadora (AC) - é a entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc.
(V) Emoticons - São pequenas imagens que expressam um estado emocional. Esse recurso é utilizado para enviar mensagens escritas para ajudar o leitor a entender o estado emocional de quem enviou uma determinada mensagem.

20. O que vem a ser internetês?
R: É A LINGUAGEM FALADA, ESCRITA E LIDA NO MUNDO VIRTUAL.

21. Dê cinco exemplos de aplicativos, dizendo suas funções.
R: BLOGS - É UM DIÁRIO DIGITAL;
ORKUT - REDE SOCIAL DE RELACIONAMENTO;
SALA DE BATE-PAPO - SÃO CHATS COM SALAS POR ASSUNTO OU INDIVIDUAL.
TORPEDOS - MENSAGEM DE TEXTO VIA CELULAR;
COMUNICADORES INSTANTÂNEOS - CANAL DE COMUNICAÇÃO RÁPIDA(MSN, ICQ)

Resumo Sociologia para AP1 (1)


Aula 1 – Poder e saber:
• Refletir sobre as relações entre saber e poder.
• Refletir sobre a historicidade das relações entre saber e poder.
• Refletir sobre as concepções foucaultianas de saber e poder.
todo discurso, presente nas formas de saber-poder, está marcado por relações de força (poder), e a verdade (presente no pólo ‘saber’) acha-se profundamente assinalada por essas relações.
Foucault parte da hipótese de que “em toda sociedade a produção do discurso é ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório...” (FOUCAULT, 2002, p. 9).
procedimentos apresentados por Foucault:
a) interdição: aquilo que pode ou não ser dito a qualquer momento. Assim, não podemos falar tudo, a qualquer momento, em qualquer circunstância.
b) separação entre loucura e razão: a separação entre a pala­vra válida daqueles que não são loucos e a palavra não-válida. b) separação entre loucura e razão: a separação entre a pala­vra válida daqueles que não são loucos e a palavra não-válida.
oposição entre o verdadeiro e o falso: as sociedades, em situações históricas diferentes, estabelecem a separação entre a Verdade e a Falsidade.
d) disciplinas: uma disciplina é definida por um domínio de objetos, pelo conjunto de métodos, de proposições consi­deradas verdadeiras, de definições, de técnicas e por um aparato instrumental.
e) sociedades de discursos: cabem a estas sociedades produzir ou conservar os discursos, fazê-los circular em espaço restrito, distribuí-los segundo regras estritas. Para este autor, vivemos hoje numa ‘sociedade de discurso’ mais difusa, mas igualmente coercitiva.
f) doutrinas: se em uma sociedade do discurso o número de falantes é limitado e somente entre eles o discurso circula, a doutrina tende à difusão. O pertencimento a uma doutrina é dado pela aceitação de regras e pelo reconhecimento das mesmas verdades, que associam os indivíduos a certas enunciações e lhes proíbem outras.
• É uma ilusão considerar o sujeito fonte exclusiva de seu discurso (seus enunciados), pois em verdade ele está empregando significados preexistentes já dados em uma formação discursiva. Isto se deve ao fato de nascermos numa formação discursiva, que implica, por sua vez, uma certa constituição de mundo (ou realidade). Assim, quando falamos/percebemos/pensamos/conhecemos/agimos, esta­mos utilizando o instrumental teórico–prático presente na nossa sociedade.
• A aparente ‘neutralidade’ dos significados das palavras vem de sua institucionalização e do trabalho da ideologia.
• As instituições acabam por regular as interpretações, dispondo sobre o quê, como, quem interpreta e em quais condições. Assim, o sujeito (cada um de nós) é constituído/interpelado pelas redes de interpretação.
• A forma de interpretação é historicamente modalizada pela formação discursiva em que se dá, e a interpretação é a relação entre os sujeitos e os significados. Portanto, há relação necessária entre o nosso dizer e as condições históricas de produção desse dizer, pois para que nossas palavras façam sentido é necessário que elas tenham algum sentido. Tal sentido é estabelecido pela formação discursiva que determina o que pode ser dito ou não a partir de um lugar historicamente situado em um dado contexto.
Foucault definiu o poder como relação de forças. Poder é poder de afetar algo e que, por isso, atravessa os saberes. Nesta inovadora forma de conceber o poder, este passou a ser compreendido como relacional, imanente (intrínseco) ao espaço social e difuso (não parte somente de um ponto central).
No tecido social, pois, podemos detectar uma imensa rede de relações saber-poder. Nela temos, por um lado, as verdades estabelecidas que agem como axiomas reguladores de nossos comportamentos, de nosso modo de ver e entender o mundo, assim como de nos ver nele; por outro, um poder que não está ‘localizado’ numa entidade, numa pessoa ou numa instituição, ou na forma jurídica da lei, mas que está imbricado nas relações sociais e que são expressos pelos saberes.
Resumo geral
• A produção dos discursos obedece a certos procedimentos que controlam os enunciados, legitimando uns e outros não.
• Via de regra, quando o sujeito fala, não se dá conta dos mecanismos de assujeitamento aos quais está submetido. Ele não percebe que emite enunciados pré-construídos e toma por suas as significações validadas pelo regime de verdade.
• Os saberes e o pensamento em suas relações com a verdade têm uma história. Quando a verdade em cada época é problematizada, isto é, o modo como as pessoas entendem o que verdadeiramente é real, de fato estamos problematizando os conhecimentos que dizem o que as coisas são e também o ‘peso’ (o poder) que tais conhecimentos têm na sociedade.
• Por meio do que se fala (e do que não se pode falar), nós entendemos como os saberes se constituem e como um regime de verdade é estabelecido pela sociedade de modo a responder a uma urgência histórica.
• Todo regime de verdade tem poder de coerção e de coesão; nele temos os saberes/discursos e práticas produzidas e validadas como verdadeiras por cada sociedade.
• Os saberes são considerados peças de relações de poder que podem perpetuar/modificar o poder.
• O poder, por sua vez, é visto como um instrumento que consegue explicar o nascimento/permanência/morte dos saberes.
• O poder está materializado em discursos, técnicas, práticas, instituições, formas de disciplinarização. Por isso, ele se estende pela teia social.
• Os discursos atingem a vida dos homens/mulheres promovendo hábitos alimentares, tabus, normas, ritmos de trabalho, isto é, promovendo valores.
• Esses discursos/conhecimentos/ciência acham-se intimamente associados aos elementos não-discursivos (instituições, prédios/formas arquitetônicas, por exemplo). Daí Foucault não dissociar, em sua análise, o regime de verdade ‘pura’ (discursos/conhecimentos/ciência) das relações de poder sustentadoras das instituições, da sociedade, do Estado.
• Aquilo que somos, em cada período histórico e em cada cultura, é moldado na dependência dos regimes de verdade, das relações de poder e das formas de individualização.
• Quando consideramos a associação saber-poder, passamos a atentar para as relações entre as diferentes formas de saber e os poderes que as formas de saber implicam. Por sua vez, as configurações de saber estão inscritas no jogo do poder.

AP1 2012.2

Dia 15/09/2012
09:30 - Língua Portuguesa Instrumental
13:30 -  Psicologia da Educação

Dia 16/09/2012
13:30 - Informática Instrumental

Vamos nos preparar!!

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