segunda-feira, 17 de setembro de 2012

GABARITO AP1 SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO 2009.2




Trata-se de um roteiro para correção das provas de AP1. Não é um
1º questão (2,5 pontos): Quais são as raízes da exclusão social na escola brasileira? (Resposta no Conteúdo da AULA 9)
As raízes da exclusão social na escola brasileira estão na História do Brasil colonial e imperial. A escola, no Brasil colonial era para muito poucos.
Freqüentavam a escola os filhos homens dos donos da terra (a aristocracia rural). O restante na população, a maioria composta de escravos, não freqüentava a escola.
No Império houve uma expansão do ensino secundário mas, a educação
popular continuou abandonada. Chegaram no Brasil as primeiras congregações femininas que assumiram a educação das meninas de elite. A elite brasileira reproduziu a injusta ordem social.

2º questão (2,5 pontos): Enumere as características principais do
multiculturalismo.
(Resposta no Conteúdo da AULA 11)
MULTICULTURALISMO – é um movimento que propõe um currículo inclusivo, que incorpora as tradições culturais dos diferentes grupos sociais.
As idéias do multiculturalismo se apóiam sobre uma mudança de
paradigma. Essas idéias propõem instabilidade, mistura, a relatividade, a
multiplicidade de identidades possíveis, em contraposição, ao paradigma
monocultural (apenas uma cultura) que garante que a verdade existe, que existe uma solução para cada problema e que a ciência dará a tal solução.

3ª questão (2,5 pontos) – Defina política afirmativa, justificando sua
função.
(Conteúdo da AULA 12)
ATENÇÃO!!! Não confundam ações afirmativas com ações positivas.
AÇÕES OU POLÍTICAS AFIRMATIVAS
de discriminação positiva ou políticas sociais compensatórias. São leis ou
intervenções políticas que compreendem ações do Estado em favor de grupos específicos, historicamente discriminados. Alguns exemplos dessas políticas aqui no Brasil: educação especial, educação indígena, política de cotas.
são chamadas também de políticas
1) Educação Especial
portadores de necessidades especiais: deficiências, problemas de conduta e superdotação.
– trabalho educativo especializado para alunos
2) Educação Indígena
próprios de aprendizagem.
– utilização de suas línguas maternas e processos
3) Política das cotas
pardos e estudantes oriundos da rede pública.
– vagas nas universidades reservadas aos negros,

4º questão (2,5 pontos): Escreva sobre as idéias de Durkheim,
Althusser e Bourdieu a respeito da relação entre Educação e Estado,
esclarecendo o papel da escola. (Conteúdo da AULA 12)
A percepção da escola como instituição difusora de um conjunto de valores universais ou dominantes foi uma importante contribuição das obras dos autores:
DURKHEIM
social
metódica. A escola é uma das instituições que desempenham esse papel de socialização. Como sistema organizativo, a escola tende, segundo Durkheim à perpetuação, à conservação dos valores.
– a Educação é uma das formas mais características do fato, isto é, os modos de agir e de ser são fruto de uma socialização

ALTHUSSER
que tem a função de criar condições para a perpetuação da ideologia
dominante, ao universalizar os valores e as práticas da elite.
– identificou a escola como um aparelho ideológico do Estado
BOURDIEU
do papel da escola no processo de perpetuação das relações sociais. Bordieu destacou que o acesso aos recursos culturais, que os indivíduos possuem, por herança, aparece no processo de escolarização, favorecendo os membros da classe dominante que detêm os saberes socialmente referendados pela instituição.
Segundo Bordieu: “para que sejam favorecidos os mais favorecidos e
desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Em outras palavras, tratando os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura”.
– A sua concepção de capital cultural aprofundou a compreensão
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